segunda-feira, fevereiro 18, 2019

Entrevista com Dyingbreed

Dyingbreed - Death Metal (São Leopoldo-RS)


Uma banda relativamente nova, porém muito produtiva, com um foco bem definido, profissionalismo e seriedade, além da experiência dos músicos com outras bandas. Talvez esses sejam alguns dos segredos para a notoriedade que o Dyingbreed vem conquistando ao longo dos anos. Com apresentações em importantes eventos pelo país e ao lado de grandes nomes do metal mundial, a banda, fundada em 2012, chega ao seu segundo álbum de estúdio em grande estilo, equiparando-se a veteranos consagrados no metal nacional e internacional e galgando lugares altos na cena headbanger. O baixista Fabricio Bertolozi (ex-Horror Chamber) nos concedeu uma entrevista e falou sobre a história da banda, a cena local, perspectivas futuras e outros assuntos. Confira o bate-papo abaixo. 

O Dyingbreed foi fundado em 2012 no município de São Leopoldo-RS, mesma cidade dos veteranos do In Torment. O que vocês podem dizer a respeito da cena local?

Fabrício: A cena de Porto Alegre, mais especificamente do Vale do Sinos, sempre teve diversos nomes de peso na ativa. Com certeza todas essas bandas nos influenciaram muito para permanecer na luta de continuar fazendo nosso som. Aqui há uma grande variedade de bandas, tanto das antigas quanto das novas gerações, e isso com certeza agrega muito à cena como um todo.

O Rio Grande do Sul tem uma grande tradição em produzir grandes nomes do metal extremo. Vocês se sentem pressionados por algum tipo de comparação ou isso pode ser um incentivo para a banda crescer cada vez mais?

Fabrício: De maneira alguma. É comum as bandas serem reconhecidas por soarem como banda x, y, pois faz parte da influência da banda, e isso com certeza é um elogio. Creio que as próprias bandas underground acabem por influenciarem-se entre si também, o que neste caso é ótimo! Acho que nesse caso, toda comparação que tenha um intuito positivo é muito bem-vinda.

Vocês possuem bastante experiência na cena underground. Todos os integrantes já passaram por outras bandas, sendo algumas bem conhecidas na cena nacional, como Mental Horror e Horror Chamber. As bandas pelas quais passaram vão desde o Death, Thrash, Black até o Gótico. Esse leque de diferentes experiências e influências foram o que moldaram a sonoridade do Dyingbreed? Qual a importância de ter essa diversidade musical como bagagem?

Fabrício: Com toda certeza! Além das influências base da banda, como Morbid Angel, Deicide e Cannibal Corpse, por exemplo, cada membro possui sua experiência adquirida em trabalhos anteriores, bem como seus gostos particulares. Essa pluralidade de influências ajudam muito a banda aos poucos ir construindo a sua identidade, para que mesmo que toque Death Metal, seja um Death Metal oriundo de diversas raízes, mas com uma cara diferente. Talvez esse seja o maior desafio de novas bandas.

“Under a Black Sun” é o sucessor do primeiro álbum “Worship no One”. Como vocês comparam os períodos desses dois trabalhos?

Fabrício: Realizamos shows importantes durante a divulgação do álbum “Worship no One”, os quais nos ensinaram muito sobre quais os novos objetivos a serem buscados, além de nos dar a honrosa experiência de ter uma verdadeira aula de metal com bandas já consagradas no estilo. Esse amadurecimento foi muito importante para nós como músicos e como fãs de música, fazendo com que houvesse esse prosseguimento no trabalho.

Com relação à evolução musical, produção sonora e visual, qual foi seu nível de satisfação ao pegar o novo álbum em mãos?

Fabrício: Podemos dizer que estamos extremamente satisfeitos com o novo álbum. Tudo nele, visualmente e musicalmente soa como havíamos planejado e de forma diferente do “Worship No One”, mas igual em essência.

Dyingbreed - Under a Black Sun (2018)

O guitarrista Fabiano Penna gravou a introdução “Prelude to Annihilation”. Como era a relação de vocês com o músico e como foi essa parceria?

Fabrício: Conhecíamos o Fabiano especialmente por seus trabalhos com o Rebaelliun e o The Ordher, que são bandas muito importantes no cenário brasileiro e grande influência para nós também. Já tínhamos ouvido outras composições nesse estilo ‘’trailer music/soundtrack’’ que ele havia feito e tínhamos cogitado colocar uma intro no álbum novo. O Fabiano era um cara extremamente talentoso no que fazia, e demos a ideia inicial do que buscávamos e ele nos entregou o som pronto, exatamente como tínhamos imaginado. Para nós é uma honra ter uma composição dele no nosso álbum.

Vocês já dividiram os palcos com alguns gigantes do metal mundial, como Testament, Krisiun, Vader e Cannibal Corpse. Há algum momento mais marcante para a história da banda?

Fabrício: Acho que esse é o sonho de toda banda, tocar com seus ídolos. Somos muito felizes por essas oportunidades, gera uma vontade maior de prosseguir em frente e de buscar sempre uma evolução musical e pessoal. Além desses shows, podemos destacar ainda a abertura para o Behemoth em 2014 no Teatro Feevale. Foi um dos primeiros shows de maior parte que participamos, além da chance de tocar em um ambiente totalmente inusitado para o estilo.

Em 2014, o Dyingbreed fez parte do cast do Zoombie Ritual Open Air, um festival que prometia ser um dos maiores eventos de metal underground, mas acabou pecando em alguns aspectos e após cancelamentos de algumas das principais atrações, recebeu diversas críticas. Vocês, no entanto, foram bastante elogiados por público e mídia presente. Como foi essa experiência para a banda?

Fabrício: Apesar da frustração gerada pelos imprevistos causados pelos cancelamentos, o público, embora revoltado, demonstrou um grande apoio para as bandas que permaneceram no cast. Foi um dos melhores shows que já fizemos, a energia do público e demais bandas estava absurda. O Estado de Santa Catarina é conhecido por produzir grandes festivais, e o Zoombie nos abriu muitas portas, no sentido de muita gente do país todo conhecer um pouco do nosso trabalho.

Toda a concepção visual do álbum “Under a Black Sun” é de grande qualidade. Desde a execução da capa até o material usado no encarte, nota-se um cuidado especial com a apresentação do trabalho. De onde vem essa “preocupação”?

Fabrício: Desde o início desejávamos que o “Under a Black Sun” fosse um álbum distinto do “Worship No One”, ainda que ambos tenham eventuais semelhanças ou comparações. Procuramos buscar novos timbres, novos conceitos de estruturas musicais, imagem, enfim, fazer algo diferente. Acreditamos que como temos muito respeito pelo nosso trabalho, e com quem também o aprecia, devemos sempre buscar evoluir tanto na imagem do álbum quanto na sua música. Temos que aprender também com grandes bandas que investem nessa qualidade do material, e acredito que, mesmo a nossa realidade sendo a mesma de outras bandas underground, podemos sim evoluir e pensar de maneira mais profissional na apresentação do trabalho, ainda que a aspiração seja apenas tocar aos finais de semana, por exemplo. Atribuímos também essa mudança e cuidado com o material ao Fernando da Black Hole, que desenvolveu todo o conceito do encarte e nos orienta bastante em relação prática da publicidade e tudo que envolve um lançamento.

Rafael Tavares vem se destacando na cena do metal underground por diversas grandes obras. Como foi a escolha pelo artista e como foi trabalhar com ele?

Fabrício: O Rafael é um dos maiores artistas brasileiros do segmento, eu havia já trabalhado com ele anteriormente enquanto tocava com a Horror Chamber, pois a capa do álbum Eternal Torment é de autoria dele. Quando discutíamos sobre o conceito da capa pro álbum, o estilo dele foi uma escolha quase que imediata para conseguir passar o que estávamos buscando. Ficamos extremamente satisfeitos que nosso álbum tenha a participação de artistas diversos e talentosos.

Desde a demo “Killing the Image of Your God”, todos os seus trabalhos foram lançados através de algum selo, o que atesta para a grande qualidade musical do Dyingbreed. O último trabalho se deu através da parceria Black Hole Productions/Rapture Records. Falem um pouco sobre sua relação com os selos e o convite para o lançamento do segundo full-length.

Fabrício: O Geni e a Rapture Records estão com a DyingBreed desde o lançamento da demo citada, e só temos a agradecer pela longa parceria firmada. A parceria com a Black Hole Productions é mais recente, e já havíamos trocado ideia com o Fernando que posteriormente, nos propôs a ideia do lançamento. Os frutos que estamos colhendo desta nova e antiga parceria estão excelentes, e desejamos que esses laços perdurem por muito tempo.

Quais são os futuros planos e o que vocês gostariam de alcançar a curto e longo prazo?

Fabrício: No momento, além de alinhar alguns shows para divulgar o álbum, a banda iniciará ainda este ano a gravação de um clipe de um som do álbum novo. Paralelamente, já estamos escrevendo alguns riffs novos para futuras músicas.

Parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo, especialmente pelo novo álbum. Muito obrigado pelo tempo cedido. O espaço é de vocês.

Fabrício: Nós que agradecemos muito o espaço e o interesse pelo nosso trabalho, muito obrigado! A todos que quiserem conferir nosso som, adquirir material ou ainda contato para shows, nossa página no Facebook é http://fb.com/dyingbreeddeathmetal.
Prestigiem as bandas de suas cidades e de seu país, há muito som de qualidade por aí!

:: Confira  a resenha de "Under a Dying Sun" feita pela Morticínio Produções. ::

Nenhum comentário: