sexta-feira, agosto 11, 2017

Entrevista Com Funeratus

Gustavo "Guru" (bateria), Fernando (baixo e vocal) e André (guitarra)

Desde 1993 honrando o metal extremo nacional, sem nunca se venderem, composições rápidas, técnicas e brutais e shows com muita energia. Tudo isso fez do Funeratus um dos principais nomes do Death Metal brasileiro. O trio se prepara para lançar o novo álbum "Accept The Death" (que deverá ser lançado ainda este ano). Confira o bate papo que tivemos com a banda, onde falamos sobre sua trajetória, futuro, dificuldades, novo álbum e muito mais. 

O Funeratus está na estrada há vinte e quatro anos. Com certeza, vocês já passaram por inúmeras situações, altos e baixos, etc.Quais são as principais dificuldades para se manter com a mesma banda há tanto tempo?

Funeratus: Uma das principais dificuldades é conciliar as atividades da banda com as atividades profissionais, familiares, entre outras. Outra questão muito importante é manter os integrantes da banda em sintonia, de maneira espontânea e natural, pois todos têm que estar com o mesmo objetivo para que a banda possa se manter ativa. Nós estamos com a mesma formação há 16 anos, isso se deve ao fato de sermos amigos e respeitarmos muito um ao outro.

Mas nem tudo são dificuldades... Quais são as vantagens de estar há mais de duas décadas no underground e há tanto tempo com a mesma formação?

Funeratus: A grande vantagem é que, com tantos anos trabalhando juntos, hoje é mais fácil tocar pois temos um entrosamento muito forte além de termos evoluído na questão de equipamentos. Hoje também sabemos quem é quem na cena, pois já vimos passar muitas modinhas, pessoas que falam muito e fazem pouco, portanto temos muito orgulho em nunca ter parado durante esses 24 anos de banda.

Como foi fundar uma banda de metal extremo no início dos anos 90 no interior de São Paulo?

Funeratus: Foi muito difícil, pois na época a banda nem tinha um baterista fixo, então tínhamos que ficar correndo atrás de alguém para tocar conosco. Mal sabíamos tocar nossos instrumentos, mas sempre acreditamos no Metal , em nossos amigos e fãs da banda que fizemos ao longo dessa jornada, sem o apoio dos fãs jamais teríamos chegado tão longe com o Funeratus e por isso estamos aqui até hoje.

Além da tecnologia de equipamentos, quais são as diferenças mais notáveis entre a época em que a banda começou e agora?

Funeratus: O que notamos é que na época o público era mais fiel ao underground, ao contrário de hoje que o pessoal tem o acesso fácil a muitas bandas e acabam não valorizando a cena como um todo.  Na década de 80 e 90 era mais difícil conseguir material de bandas que você gostava, isso fazia com que a cena fosse mais unida e forte. Aquela época de trocar material pelo correio era incrível! Acho que outra coisa que vale citar, é como as turnês no final dos anos 90 e começo de 2000 eram feitas praticamente dependendo de ônibus de linha, nós fizemos duas grandes turnês no Brasil nessa época (2001 e 2004) e também em alguns países da América do Sul, rodando tudo de busão. Hoje em dia já existem pessoas e empresas especializadas em turnês, com vans ou ônibus, o que facilita e muito uma turnê pelo país. Essa evolução é muito gratificante e nós continuamos firmes e vivenciando essa mudança!

O último trabalho inédito foi o “Vision From Hell” lançado em 2009 e em 2015 vocês relançaram o “Storm of Vengeance” e o “Echoes In Eternity” em uma compilação. Como estão os preparativos e a expectativa para o novo álbum? Há uma previsão de lançamento?

Funeratus: A expectativa é a melhor possível, pois já estamos tocando algumas músicas novas nos shows e a receptividade tem sido excelente. Acreditamos que esse será o melhor trabalho já lançado pela banda, pois demonstra um trabalho de anos de dedicação e busca pela melhor sonoridade. A previsão de lançamento do álbum Accept the Death é para o final de 2017.

Novo álbum "Accept the Death" (capa de Alcides Burn)

São oito anos desde o lançamento do EP e dezesseis anos com a mesma formação. Todo esse tempo juntos leva a um grande entrosamento e a uma óbvia evolução musical e pessoal. Como vocês avaliam o novo material que fará parte do próximo álbum? E ainda falando sobre uma evolução pessoal, a forma como vocês trabalham e compõem as músicas mudou de alguma maneira ao longo dos anos? Como é esse processo pra vocês?

Funeratus: O novo álbum soa muito mais maduro e coeso, mantendo o feeling do Funeratus, além de estarmos tecnicamente melhores em nossos instrumentos. O EP “Vision FromHell” foi um experimento onde testamos um novo modo de compor e uma nova configuração nos instrumentos de cordas, atingindo uma afinação mais baixa o que deixou nosso som mais pesado. Para o novo álbum mudamos um pouco a maneira de compor, por exemplo, duas músicas foram criadas na bateria primeiro, para depois adicionar as melodias e harmonias dos instrumentos de cordas.  No inicio de tudo, éramos apenas o Fernando e o Andre, e tínhamos sempre um terceiro integrante nos auxiliando......A CACHAAAAAÇA ....Na demo The Baptism as musicas foram compostas dessa forma, guitarra, bateria ( tocada pelo Fernando) e varias garrafas de vodka....kkkkk

Haverá alguma diferença na linha que a banda seguia? O que os fãs da banda encontrarão pela frente?

Funeratus: Basicamente não há diferença na linha de som do Funeratus, o que os fãs poderão encontrar é uma banda mais sedenta e focada em fazer Metal Extremo, além de músicas com maior originalidade fugindo dos padrões atuais de bandas do gênero.

Todo esse tempo de estrada já colocou o Funeratus no mesmo palco de gigantes do metal nacional e mundial, como Krisiun, Sepultura, Carcass, Morbid Angel, etc. Como é para uma banda que começou no interior de São Paulo dividir o palco com lendas como essas?

Funeratus: Realmente é uma grande honra em ver nosso trabalho atingir uma proporção tão grande, pois quando começamos a tocar nosso sonho era fazer apenas um show, então essas conquistas soam como um troféu que ganhamos com nosso próprio esforço sem nunca pagar jabá pra tocar e nem ser puxa saco de ninguém.

Existe algum show ou alguma banda com a qual tocaram juntos que ficou marcado para todos?

Funeratus: Sem dúvidas o show com o Morbid Angel em Santiago no Chile em 2004 foi algo inacreditável para todos da banda, pois dividimos o palco com a maior banda de Death Metal da história e aprendemos muito nessa oportunidade.

Por volta de setembro do ano passado, vocês foram forçados a fazer uma pausa devido ao estado de saúde do baterista Guru, que chegou a ser bem preocupante. Como foi esse período da sua recuperação e qual foi a impressão da banda no retorno aos palcos?

Funeratus: Nós tivemos que adiar algumas datas da banda durante esse período de recuperação, que foi uma fase em que tive que ter muita paciência e maiores cuidados com a saúde, pois estava vivendo em excessos o que causou este meu problema de saúde. Mas hoje estou 100% recuperado e cada dia mais focado em tocar.  Nosso retorno aos palcos foi em Leme na sede do Kaiowas Moto Clube numa noite incrível, com casa cheia e o público nos apoiando e batendo cabeça do início ao fim do show, esse tipo de coisa não tem preço que pague.

Como está a agenda da banda atualmente? Há planos de uma turnê para divulgar o novo álbum? Podem acontecer shows fora do país?

Funeratus: Por enquanto como estamos terminando as gravações do novo álbum, temos feito apenas um ou outro show na nossa região, porém após o lançamento do álbum “Accept the Death”, com certeza faremos o máximo de shows possíveis por todo país, além de uma possível turnê no exterior.

Pra finalizar, gostaria de dizer que é uma honra e sempre um prazer poder conversar e dessa vez entrevistar o Funeratus. Deixo aqui o nosso muito obrigado por esse tempo cedido. O espaço é de vocês.


Funeratus: Muito obrigado Flávio, e Morticínio Produções pelo espaço cedido ao Funeratus. Agradecemos também a todos que cederam um pouco do seu tempo para ler esta entrevista. Nós estamos muito felizes com a fase que a banda está vivendo, na expectativa do lançamento do álbum que inclusive já tem a capa feita pelo Alcides Burn e já virou o novo modelo de camiseta que está disponível para venda em nossa fanpage do Facebook (facebook.com/funeratusdeath).Obrigado a todos os fãs, amigos  e produtores que sempre nos apoiaram...este próximo lançamento é de todos aqueles que sempre acreditaram no Funeratus !!! Nos vemos na estrada!

Nova camiseta à venda no Facebook da banda

Nenhum comentário: