terça-feira, março 08, 2016

Mulheres no Metal Brasileiro

Vozes marcantes do metal sempre abordaram diversos temas, como Injustiças sociais, crimes, religiões, histórias medievais, guerras, mitologias, etc. Essas assuntos, no entanto, nunca foram exclusividades masculinas. Mas de um tempo pra cá, as vozes começaram a se diluir e se tornaram mais suaves. Ou mais agressivas e graves, como veremos em alguns casos. A presença das mulheres no metal, seja como público, como parte da organização ou sob os holofotes é cada vez mais intensa. E nós só temos a agradecer e a incentivar.

Elaboramos uma lista com 15 representantes do metal nacional que possuem mulheres na formação, sendo que algumas são 100% femininas. E se por esse motivo, você está achando que só vem coisa suave pela frente, é melhor abaixar um pouco o som.


Ao fim da lista, também divulgamos um documentário chamado Mulheres no Metal que conta a batalha das mulheres no metal brasileiro já há muito tempo. 

01 - NERVOSA (THRASH METAL). 
(3 integrantes mulheres - toda a banda)

Fundada no ano de 2010 em São Paulo-SP, o trio de Thrash Metal inspirada nos grandes nomes do thrash '80 lançou em 2014 o álbum Victim of Yourself. 



02 - SHADOWSIDE (HEAVY/POWER METAL)
(1 integrante mulher)

Da cidade de Santos-SP, o Shadowside conta com Dani Nolden assumindo os vocais e os teclados. A banda foi fundada em 2001 e possui 3 álbuns full-length lançados. 





03 - VALHALLA (DEATH METAL)
(3 integrantes mulheres - toda a banda)

Banda fundada em 1990 em Brasília-DF. Uma das mais conhecidas bandas de mulheres de metal extremo nacional. Possuem dois álbuns full-length e dois EPs. O último lançado em 2014 com o nome "Evil Fills Me". 






04 - FLAMMEA (THASH METAL)
(6 integrantes mulheres - toda a banda)

Essa banda de Brasília-DF já encerrou suas atividades. O que não impede ninguém de conferir como era o som da mulherada. Formada em 1988, gravaram três demos e um split LP com o Volkana. Em 2015 pela Rock Brigade Records lançaram uma compilação intitulada "A História da Flammea - Dark Brain/First Scream".







05 - PANNDORA (HEAVY/POWER METAL)
(4 integrantes mulheres - toda a banda)

Paranaenses de Maringá, o quarteto de mulheres executa um Heavy/Power Metal abordando temas de fantasias. A banda foi fundada no ano 2000 e possui 3 EPs e um álbum full-lenght intitulado "The Heretic's Box". 




06 - TORTURE SQUAD (DEATH METAL)
(1 integrante mulher)

Mayara "Undead" Puertas juntou-se aos veteranos do Torture Squad em 2015 para assumir os vocais que pertenciam à André Evaristo. Em processo de composição para o próximo álbum, Mayara ou simplesmente "May" certamente deu uma nova cara ao som da banda. O Torture Squad foi fundado no ano de 1990. A nova vocalista foi notada pelo seu trabalho anterior na banda Necromesis. 




07 - MIASTHENIA (BLACK METAL)
(1 integrante mulher)

Suzane "Hécate" começou como guitarrista e vocalista na banda em 1994. De 1996 em diante continuou nos vocais, mas assumiu o teclado da banda. O Miasthenia é bem conhecido no meio underground. Como registros possuem quatro álbuns full-length, além de demos e um split com a banda Songe d'Enfer. Cidade origem da banda: Brasília-DF. 




08 - SEMBLANT (GOTHIC METAL) 
(1 integrante mulher)

Banda fundada em 2006 na cidade de Curitiba-PR. A atual vocalista Mizuho Lin juntou-se à banda em 2010. Possuem dois singles, um EP e dois álbuns full-length. Os vocais femininos alternam com um masculino gutural, com passagens limpas. 





09 - CORPORATE DEATH (DEATH METAL) 
(1 integrante mulher)

Fundada em 2001 no interior de São Paulo em Jundiaí, o Corporate Death já possui dois singles e dois álbuns full-length, sendo o último "Worms and Angels" o último trabalho com o antigo vocalista. Aline Lodi (ex-Exhortation) assumiu a frente da banda em 2014. Seu vocal gutural não deve nada pra nenhum marmanjo barbudo por aí.





10 - LYRIA (SYMPHONIC METAL)
(1 integrante mulher)

Fundada no Rio de Janeiro-RJ em 2012, o Lyria lançou em 2014 o full-length intitulado "Catharsis" de forma independente. O álbum possui 10 faixas. Aline Happ comanda as vozes da banda. Músicas criativas, com ótimas pegadas e que deve agradar fãs de Nightwish, After Forever, dentre outras bandas do gênero.



https://www.youtube.com/watch?v=hRczXRbTESs




11 - NERVOCHAOS (DEATH METAL) 
(1 integrante mulher)

Veteranos do metal extremo paulistano, o Nervochaos completa 20 anos em 2016. Possuem no curriculum seis álbuns full-length, além de outros registros, turnês pela Europa e Ásia. A guitarrista Cherry Taketani juntou-se à banda em 2015 e fez parte da turnê asiática.






12 - VOLKANA (THRASH METAL) 
(1 integrante mulher)

Originalmente fundada em 1987 com apenas mulheres na formação. Banda da cidade de Brasília-DF. Suas atividades foram encerradas em 1996, durando quase dez anos. Possuem dois álbuns full-length, além de um álbum ao vivo gravado em São Paulo em 1992. 



(1 integrante mulher)

Mais uma banda de Death Metal do interior paulista. O Clawn é originário de Botucatu-SP, fundado em 1998. Na primeira formação a banda contava com Melissa Maitan na bateria. A baterista gravou 4 registros com a banda, sendo duas demos, um EP e um álbum full-length, o excelente "Deathless Beauty of Silence". Melissa saiu da banda em 2007. Após sua saída, o Clawn ainda gravou mais um álbum full-length, intitulado "The Great Excuse to Domination". Algum tempo depois a banda encerrou suas atividades. 








14 - CAUTERIZATION (DEATH/BLACK METAL) 
(1 integrante mulher)

Formada em 2008 em Presidente Prudente-SP. O Cauterization conta com Maysa Rodrigues na voz e nas guitarras da banda. O som da banda é rápido e agressivo. Um vocal gutural pra lá de poderoso que pode ser conferido em dois EPs "Males Infestus" de 2011 e "Nasu" de 2014.




15 - ECLIPTYKA (METAL MELÓDICO)
(1 integrante mulher)

O Eclyptika é uma banda de Jundiaí-SP, fundada em 1998 que executa um metal melódico com elementos de metal core e metal sinfônico. Possui partes bem pesadas para esse tipo de banda, mas não foge ao estilo. O vocal fica por conta de Helena Martins. 




DOCUMENTÁRIO MULHERES NO METAL:

Nenhum comentário: