segunda-feira, março 07, 2016

Cervejas do Metal Nacional



Cerveja e metal sempre andaram juntos. Prova disso é que existem dezenas ou talvez centenas de letras sobre cerveja, bandas que falam exclusivamente desse tema, bandas com nomes influenciados pela bebida e muitas outras que já lançaram suas próprias marcas de cerveja. Isso sem contar que o líquido está sempre presente em ensaios, shows e viagens. Então, nós da Morticínio Produções pesquisamos e encontramos 12 cervejas de bandas do metal nacional. Existe até banda do underground com suas marcas. Sejam elas comemorativas e limitadas ou que vieram para ficar no mercado, o metal brasileiro está bem representado também nos copos dos headbangers. Confira a lista abaixo:

::SEPULTURA::

Sepultura Weizen:

Produzida pela Cervejaria Bamberg, com teor alcoólico de 5,0%. De aparência dourada, com espuma persistente e possui uma turbidez natural por não passar pelo processo de filtragem e com isto ainda conter fermento. Nota-se no paladar a banana e o cravo provenientes do processo de fermentação, além disso, há um final cítrico que confere um equilíbrio aos sabores.


Sepultura Ale:

Lançada para comemorar os 30 anos da banda, a Sepultura Ale é uma cerveja que une dois estilos alemães (Kölsh e Altbier). Possui coloração âmbar, tem em sua receita o Hüllmelon, um novo lúpulo da região alemã de Hallertau, é leve, refrescante, com um sutil sabor amargo no final, possui ótimo drinkability. Graduação alcoólica de 4,8%.

::ANGRA::

Angels Cry:

Para comemorar 20 anos do lançamento do álbum mais clássico em 2013, a banda lançou a cerveja Angels Cry. Produzida na Cervejaria Magnus Beer, em Socorro-SP e distribuída pela Bushido Brazil, a Angels Cry é uma Irish Red Ale com teor alcoólico de 6,5%. Bastante maltada, com um leve toque amanteigado e frutado, em outros casos com toffee. Usa pouco lúpulo, é encorpada e produz espuma cremosa e clara.

 

Holy Land:

A outra cerveja do Angra remete ao álbum Holy Land de 1996. Trata-se de uma Bohemian Pilsner com teor alcoólico de 4,5%. Também produzida pela Cervejaria Magnus Beer e distribuída pela Bushido Brazil. Cerveja leve, suave, fácil de ser bebida, porém as características das matérias-primas aparecem de forma nítida, conferindo uma personalidade forte e única.



::RATOS DE PORÃO::

Ratos de Porão Third World:
O estilo dessa cerveja é a Bohemian Pilsener com graduação alcoólica de 4,5%. Produzida pela Cervejaria Dortmund, A cerveja Ratos de Porão apresenta uma cor dourada, aromas de lúpulos (Saaz) e de malte, e é suavemente amarga de médio teor alcoólico (4,5%).



Crucificados Pelo Sistema:
Lançada para comemorar o 30o aniversário do clássico disco Crucificados pelo Sistema, brinda os admiradores e fãs com uma cerveja com estilo de origem irlandesa. É uma Irish Red Ale com graduação alcoólica de 6,0%. Ganhou medalha de ouro na categoria Irish Red na quarta edição da South Beer Cup, em Belo Horizonte – evento realizado um ano no Brasil e outro na Argentina. Com coloração cobre avermelhado, média formação de espuma e boa duração, tem aroma e sabor caramelizado. Bem suave e saborosa, com amargor bem equilibrado, é uma grata e positiva surpresa.




::JOÃO GORDO::

Cerveja do tipo Hefeweizen, com graduação alcoólica de 5,0%. Produzida pela Cervejaria Dortmund. A cerveja João Gordo possui uma coloração amarelo claro com reflexos esverdeados, com ótima formação de espuma e excelente retenção desta no copo. É uma cerveja turva, característica de cervejas que levam trigo na composição. A início, notam-se os aromas frutados da banana seguido de um delicioso fenólico lembrando cravo. Os aromas de cereais também são percebidos em boa intensidade e quando conjugados ao fermento, lembram pão. Em segundo plano, o aroma cítrico e sulfuroso do fermento, seguido do levíssimo floral do lúpulo. Exibe uma boa acidez, seguida de um dulçor moderado que se estende até o final.



::KRISIUN::

Distribuído pela "Bushido Brazil" - empresa especializada no comércio de cervejas de banda - o rótulo tem sido produzido pela "Becker Dopke Brauerei" em Santa Cruz do Sul (RS). A cervejaria fundada em 2009 é mais conhecida pela própria marca de cervejas, a "HBier". A “Krisiun Stout” possui 5,0% de teor alcoólico, coloração escura, forte aroma de café, chocolate e biscoito. Aos apreciadores da bebida a banda promete uma cerveja com espuma bastante cremosa, corpo intenso e equilibrado amargor. A Krisiun Stout traz como arte do rótulo a capa de seu último álbum, "The Great Execution", lançado em 2011.




::KORZUS::

Produzida pela Dortmund Cervejaria com teor alcoólico de 5,5%. A Korzus Stout Headbanger Beer é uma versão americana da Foreign Extra Stout, utilizando ingredientes regionais. Geralmente, apresenta um aroma forte de malte torrado. O rótulo da cerveja desenvolvido pelo designer Tadeu Grigolon, foi premiado com o 2º lugar no 2º prêmio Randy Mosher de design de rótulos da Cervejaria Colorado.





::CLAUSTROFOBIA::

Lançada para comemorar os 20 anos da banda, a cerveja é uma Witbier com graduação alcoólica de 4,5%. Produzida pela Cervejaria Dortmund. Coloração amarelo-palha. O estilo Witbier combina as notas de banana e cravo do estilo Weiss com toda a picancia dos temperos adicionados. É uma cerveja refrescante, com notas doces e picantes e muito fácil de beber.



::NERVOCHAOS::

A cerveja ‘The Art of Vengeance’ foi uma edição limitada feita para a comemoração do lançamento do álbum de mesmo nome. A bebida foi feita artesanalmente em Curitiba por Felipe Guandalini, da Cervejaria Masmorra. A receita é exclusiva, une o agradável sabor das cervejas American Pale Ale ao teor alcoólico de 6,66%. A garrafa possui 500ml. “É uma cerveja suave, porém matadora”, comenta o baixista da banda, Felipe Freitas.




::UNEARTHLY::

‘Baptized In Blood’, produzida pela Bushido Brazil. A cerveja é do tipo “Helles”, com teor alcoólico de 4,8% e 500ml. O rótulo foi desenhado pelo artista Hugo Silva (Abacrombie Ink).



Nenhum comentário: