quarta-feira, fevereiro 13, 2019

::Resenha:: Expurgo - Deformed By Law

Expurgo - Deformed By Law (2018)

Uma patada insana! Não dá pra definir o segundo full-length dos mineiros de Belo Horizonte do Expurgo de outra maneira. "Deformed By Law" transcende a violência sonora no mais honesto e brutal grindcore com 27 faixas e mais de 37 minutos de duração. Com uma produção que soube captar a ignorância sonora (no bom sentido) da banda, mantendo tudo nítido, pesado e sujo na medida exata. A arte visual e gráfica merecem aplausos pelo cuidado com o trabalho. Digipack e encarte com excelentes acabamentos. Gravado no Engenho Estúdio Multimídia em Belo Horizonte-MG por Expurgo e André "Cabelo" Tavares entre setembro de 2015 e abril de 2016. Os vocais de Philipe foram gravados no Estúdio Riff também na capital mineira por Philipe  e Manfredo em abril de 2016. Produzido, mixado e masterizado no Clintworks Arts em Hamburgo, na Alemanha por Dennis Clint em maio de 2017. A capa foi assinada por Pedro Felipe (Ars Moriendee) e a direção de arte e o design do encarte ficaram a cargo de Fernando Camacho. O álbum foi lançado pela Black Hole Productions.

27 faixas abordando o podre do ser humano, a repulsa e o ódio pela sociedade em verdadeiros hinos da hostilidade. O peso absurdo de guitarra e baixo, com timbres densos e cataclísmicos são respaldados pela percussão compressora e cirúrgica e pelos nervosos vocais graves e rasgados, essenciais à musicalidade do Expurgo. Vozes e instrumentos brutalmente proporcionais e complementares.

Deformed By Law une os principais elementos do Grindcore e Death Metal em doses precisas, criando uma senhora obra do metal extremo nacional. Um baixo pesadíssimo com uma ótima distorção, blastbeats impiedosos, além de excelentes levadas da bateria, que sabe conduzir o tempo com maestria em excelentes quebras de tempo, contribuindo grandiosamente para que o Expurgo não seja uma banda limitada e que está apenas tentando tocar cada música mais rápida que a anterior. Esse é um álbum com variação rítmica muito boa, com diversas levadas e riffs inspirados em clássicos  nomes do grindcore e até com influências do punk e metal mais tradicional. Os vocais encarnam cada música com ódio, expressando o conteúdo das letras com alma e revolta.

Em um álbum com quase 30 faixas descrever uma por uma seria muito cansativo para quem escreve e para quem lê, portanto, selecionei algumas das que mais se destacam na minha opinião e falo brevemente sobre elas abaixo.

"Xenon Pieces Swallowed" é uma das mais trabalhadas, com diversos elementos, como boas levadas, guitarras ríspidas e riffs quase atmosféricos, bom trabalho variado dos vocais. Com 2:31 de duração,  não é a maior música do álbum por sete segundos. A faixa ganhou um videoclipe oficial divulgado em abril de 2018.

"The Taste of Human Toxicity" tem uma das veias mais punks e vocal mais diferente, gritado, remetendo brevemente à algumas bandas de hardcore. É a típica música para abrir rodas violentas nos shows. "Lungs Decay" e "Walk Among The Dead" também seguem nessa linha, unindo metal extremo com punk e hardcore de forma natural e muito interessante.

"Discurso do Cadafalso", com 37 segundos de duração é a única música cantada em português. Direta e violenta como um atropelamento. O engraçado é que justamente a composição cantada em nosso idioma é uma das mais difíceis de acompanhar a letra no encarte. Mera coincidência?

"Classic Utopia of a Junkie Ambience" destaca-se pelo andamento mais cadenciado. Tem presença imponente das guitarras com riffs que constroem a atmosfera densa. A velocidade não fica ausente por muito tempo e blastbeats e rápidas bases dão as caras, instigando a pancadaria novamente.

"Dead as Fuck"e "Global Suppuration" são típicas desgraceiras grindcore, seja com blastbeats velozes e bem controlados, seja com vocais rasgados insanos ou com baixo imponente.

Após 18 anos de banda e diversos splits lançados, Deformed By Law é o segundo full-length do Expurgo e mostra uma maturidade e identidade forte dos mineiros de Belo Horizonte. Trata-se de um álbum técnico, coeso e violento, além de 'pegado', profissional e empolgante. Este é certamente um trabalho de destaque dentre a cena grindcore brasileira. Possivelmente o grande registro do quarteto. Para adquirir o álbum ou ouví-lo digitalmente, confira os links abaixo:

Versão física:

Black Hole Productions

Versão Digital:

Bandcamp (Black Hole Productions)

Nenhum comentário: