quinta-feira, agosto 02, 2018

::Resenha:: Leonardo Pais - End of Times

Leonardo Pais - End of Times


Se idade significa maturidade, comprometimento e dedicação, dentre outras coisas, o lemense Leonardo Pais desobedeceu à esta regra. Com apenas 14 anos, o garoto compôs as sete faixas deste disco e as letras contidas no mesmo. Além disso, voz, violão, baixo e guitarra também são responsabilidades do músico, íntimo das cordas desde que era bem (ainda mais) novo. Carlos Drezano comandou a bateria de "End of Times". O CD foi gravado, produzido e mixado por Daniel Bonfogo (ex-baixista do Claustrofobia) no Estúdio dB em Leme-SP entre outubro e dezembro de 2017. A arte da capa ficou a cargo de Erik Willian e Emerson Maia. As artes gráficas e fotos foram elaboradas por Carlos Henrique Eigenheer, que já trabalhou com bandas como Claustrofobia, Crystal Lake, Kingdom of Maggots e Gammoth.

"World Chaos" é uma faixa instrumental. A introdução com chuva e trovões traz um clima sombrio que se soma à pesada guitarra despejando uma boa levada e já dizendo a que veio com riffs e solos de guitarra destacando-se. A cozinha se faz presente de uma forma muito nítida também.

"When It's All Over" vem em seguida com uma pegada heavy tradicional. A música é muito boa e muito bem executada. Sem querer bater repetidas vezes na mesma tecla, mas a maturidade musical de Leonardo impressiona. A composição e o casamento do instrumental com a linha vocal é profissional e tem o feeling de quem tem amor pela música. O refrão é o mais marcante do CD e é muito bom.

"The Other Side" segue a linha clássica do heavy metal, denunciando influências de bandas do NWOBHM com um compasso mais cadenciado. Alguns aspectos como solos e riffs de guitarra, além da linha da bateria remetem aos anos 80 e à obras como Killers e The Number of the Beast do Iron Maiden. Leonardo coloca personalidade e agressividade em sua voz para interpretar a letra da canção.
Essa faixa ganhou um videoclipe há pouco tempo. Deixamos o link ao fim da resenha.

As faixas "Playing With The Death" e "Cotard" são instrumentais, onde o foco principal é o carro chefe da banda, a guitarra. Ambas possuem por volta de 5 minutos de duração e mais uma vez o som old school faz-se notável em suas influências. "Cotard" diferencia-se mais do restante do CD por tratar-se de uma balada, com violão soando muito bem e baixo e solos de guitarra dando um ótimo preenchimento à composição. Música com sentimento, como tem que ser e ótimos arranjos.

"Hatred" é talvez a mais pesada do CD, com uma distorção e pegada que segue a estrada do Thrash Metal com agressividade mais presente nos vocais, mostrando a versatilidade do músico não apenas por desempenhar diversas funções, mas também na hora de compor.

Fechando o CD, vem a faixa mais longa de todo o trabalho. Com quase oito minutos de duração, "The End of Times" é uma mistura de heavy e thrash metal. Leonardo se arrisca mais no vocal, fazendo linhas mais agudas e o resultado é interessante. A faixa possui uma passagem que quebra o tempo e cria uma atmosfera bem legal que encaixa muito bem no tema da letra.

Por fim, vale também mencionar a ótima produção que o CD ganhou, valorizando o trabalho como um todo e dando o acabamento que as composições mereciam. Todo músico tem um carinho especial por sua primeira gravação e, certamente, Leonardo deve ter muito orgulho por essa estreia. Se "End of Times" é só o início de sua carreira, com a experiência que o tempo lhe dará, a banda e o músico tem tudo para ganhar destaque na cena underground. Só não pode deixar a paixão e o profissionalismo de lado. O moleque vai longe, pode anotar.

Confira abaixo onde ouvir o trabalho:

Clipe "The Other Side"
Youtube
Spotify

Nenhum comentário: