segunda-feira, agosto 22, 2016

::Resenha:: Karburalcool - Kaos


Após quatro anos desde sua criação, o Karburalcool (Heavy Metal de Presidente Prudente-SP) surge com o seu primeiro álbum full-length. Sucessor de dois EPs – “Karburalcool” de 2013 e “Defeitos Humanos” de 2015 – “Kaos” acaba de ser lançado de maneira independente e já está disponível através do serviço de streaming Spotify. Três músicas do novo trabalho também estão presentes no último EP: “Defeitos Humanos”, “Kaos” e “Armas Nas Mãos”. 

A capa do álbum foi desenhada pelo artista André Urder. O CD foi mixado e masterizado por Rafael Silva e gravado no Estúdio Cabana Records de Presidente Prudente-SP.

A faixa título abre o álbum com um riff empolgante. Mais Thrash do que Heavy. Mas o heavy metal chega logo em seguida, acompanhado do vocal. Ricardo Girardi usa sua voz como um vocalista deve usar ao protestar contra injustiças do governo e da sociedade. Há indignação em seu timbre vocal. Os backing vocals de Lucas Mesquita potencializam a indignação contida nas letras. Música com ótima pegada e letra que convida a população contra o comodismo político.

“Descaso” é uma música com cunho político, como boa parte das letras da banda. Tem um breve começo melódico. O peso surge quase que imediatamente. É daquelas músicas cuja levada te faz bangear inconscientemente. Apesar do estilo adotado pela banda ser o heavy metal, alguns trechos desta faixa nos remetem brevemente ao Pantera. A música possui um belo solo de guitarra e algumas cadenciadas melódicas.

O baixo distorcido introduz mais um petardo metal/rock n’ roll em “Armas Nas Mãos”. Belas palhetadas das guitarras somadas à um pedal duplo dando um resultado pesado e coeso. A letra mais uma vez mostra a triste realidade do nosso país.

“Vexame” é um tapa na cara da sociedade que passa a mão na cabeça de tantos agressores covardes e assassinos que fazem parte do nosso cotidiano, como maridos que batem em esposas, motoristas embriagados que matam e fogem sem prestar socorro. A parte instrumental mostra um bom entrosamento na composição. A música apresenta mudanças em seu andamento que funcionam muito bem, oferecendo ótimas e diferentes atmosferas. 

“Intolerância” é a música mais curta do álbum e talvez a mais veloz e furiosa também. Vocal despejando raiva sem tempo pra respirar. Solos e riffs marcantes.

“Seja Bem Vindo” segue a linha do resto do álbum. Mesclando metal e rock n’ roll. Possivelmente o refrão mais raivoso do álbum, com um vocal gutural mais grave.

“Barta Blues” fecha o álbum com uma veia totalmente diferente, quase como em um momento de descontração da banda. O metal fica um pouco de lado nessa faixa e quem entra em cena é o blues e o rock n’ roll, celebrando a participação do guitarrista Silvio Lopes do King Bird, banda de Hard Rock de São Paulo.

Para conferir o novo álbum  através do Spotify, acesse o link:


Para adquirir o material físico, entre em contato com a banda através do site oficial:

http://www.karburalcool.com/

Confira abaixo a faixa "Seja Bem Vindo" no canal da banda no Youtube: 

Nenhum comentário: