quarta-feira, julho 31, 2019

::Resenha:: Clawn - The Great Excuse to Domination

Clawn - The Great Excuse to Domination (2011)

O Clawn é um trio brasileiro de Brutal Death Metal. Fundado em 1998 na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, distante cerca de 240 quilômetros da capital. A banda possui em sua discografia duas demos, um EP e dois álbuns. O último deles, lançado no final de 2011 pela Black Hole Productions, e intitulado de "The Great Excuse to Domination" é considerado como um dos grandes trabalhos nacionais do metal extremo. O álbum é o último registro do trio, que entrou em pausa em 2012 para retornar com a mesma formação em 2018.

A música do Clawn é brutal, veloz, muito bem construída e com muita pegada. O peso de guitarras e baixo transbordam pelo fone de ouvido e os excelentes vocais rasgado e grave de Fabio Gonçalves e Rodolfo Carrega respectivamente, funcionam de maneira profissional. E como encaixam na sonoridade da banda. Com palhetadas insanas casando com o potente e incansável pedal duplo da bateria de Pedro Corrêa, a sonoridade deste álbum é uma aula de Death Metal. Suas composições soam completas, encorpadas, sem lacunas em lugar algum. Mérito do profissionalismo da banda e da produção que certamente captou a música como ela foi pensada: como um coice na fuça de um distraído. Ao ouvir esse álbum para redigir esta resenha, meu maior receio era o uso abusivo da palavra "brutal", porque dificilmente outra palavra resume melhor o Clawn e este álbum do que essa. Mas, além desta qualidade, a técnica e o feeling da banda se fazem muito notáveis também.

Composto de 12 faixas - sendo uma instrumental - e mais de cinquenta e dois minutos de duração, falar de faixa por faixa poderia ficar massante, portanto, decidi por pontuar as que mais se destacam, correndo o grande risco de deixar de lado excelentes obras, pois verdade seja dita, o álbum como um todo é primoroso.

"Hateful Redemption" além de toda a insanidade dos blast beats, riffs e pedais velozes, ainda encontra espaço para encaixar levadas cadenciadas com uma pitada soturna que somam à composição, criando uma atmosfera envolvente. "Unrelenting Need to Kill" tem um título visceral que casa com sua sonoridade death metal old school e também remete ao Malevolent Creation da fase "Eternal"/"In Cold Blood". "Religious Plague" rendeu um videoclipe à banda divulgado ainda antes do lançamento do álbum. A introdução reproduz um trecho do filme "Carrie, a Estranha" de 1976, onde a mãe de Carrie a arrasta pela casa, trancando-a em um armário, obrigando-a a rezar e assim, se purificar.A introdução foi escolhida para emoldurar a letra que aborda o fanatismo e a alienação religiosa. Aos gritos de protesto e pânico da garota, o terror musical se inicia em um blast beat vertiginoso e berros infernais dos vocalistas em uma linha tradicional do metal extremo explorando diferentes elementos da percussão e demonstrando grande repertório, especialmente da cozinha.

"Last Hours of Humanity" mostra mais um pouco da versatilidade do Clawn, com levadas que fogem um pouco do metal extremo e apresentam até algumas pitadas de thrash metal. "Fear the Truth", "Cursed Inherintance" e "Blessed by the Fake Light" também demonstram diferentes influências, inserindo ótimas levadas cadenciadas e arrastadas que contrastam ao mesmo tempo que harmonizam (se é que isso faz sentido) com o todo dessas composições. Faixas virulentas com pegadas contagiantes.

Finalizando esse grandioso álbum do metal extremo nacional, a banda apresenta a composição "Oblivion", com quase nove minutos e meio de duração, o que faz dessa, de longe, a faixa mais longa do full-length. Trata-se de uma obra completa, com partes arrastadas e uma certa dose de melancolia, que remete ao doom metal e ao black metal escandinavo, potencializado pelo vocal agudo/rasgado de Fabio e a percussão compassada e arrastada. A faixa ainda passa por momentos mais melódicos, com direito à dedilhados acústicos e uma atmosfera obscura e lúgubre. Grande escolha para fechar o CD.

Não à toa, The Great Excuse to Domination é um marco na carreira do Clawn, pois trata-se de uma obra de alto nível técnico, profissional, marca pessoal dos músicos e muita violência sonora. Com o retorno da banda às atividades, a expectativa pelo sucessor desse grande trabalho já é grande.

O álbum está disponível para audição online e à venda pela Black Hole Productions. Confira abaixo:

CD Digital:

Bandcamp

CD físico:

Black Hole Productions

Nenhum comentário: