quinta-feira, junho 07, 2018

::Resenha:: Surra - Ainda Somos Culpados

Surra - EP Ainda Somos Culpados

Sem perder o costume e fazendo o que de melhor sabe fazer, o SURRA surge com um EP avassalador, escavando o dedo na ferida de muita gente com violência sonora expressa em letras politizadas e muitas críticas sociais. "Ainda Somos Culpados" é um EP composto de quatro faixas que em pouco tempo deixa um notório rastro de destruição para trás. O novo trabalho foi gravado no Estúdio Family Mob e masterizado nos Estados Unidos. A arte da capa ficou por conta do artista Jansen Baracho, que já trabalhou anteriormente com a banda. 

Pouco menos de dois anos depois do lançamento do excelente full-length "Tamo na Merda", o trio santista volta com este belo petardo com a mesma energia e intensidade de sempre. Raiva sonora que soa perfeitamente natural aos temas e à forma com a qual são abordados por aqui. À machadadas, a porta da bagaceira é aberta com o single "Parabéns aos Envolvidos" lançado em fevereiro deste ano e as críticas aqui recaem sobre o atual governo no poder do Brasil e a parte da população que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma. Linhas vocais e riffs rápidos, características marcantes da banda, estão presentes e bem executados. 

"Sua Vez" dá logo o recado em menos de um minuto e meio com críticas ao capitalismo em sonoridades mais diversificada, como ritmo mais compassado, passagens de blast beats na bateria e bases pesadas e abafadas na guitarra que casam bem com o clima da letra. 

"Arquitetos da Desgraça", single de 2017 vem em seguida com uma dose tripla de brutalidade, com as participações dos vocalistas Caio Augusttus (Desalmado) e Nata de Lima (Manger Cadavre?). A união de vocais extremos, cada um ao seu estilo, ficou realmente muito boa e a faixa é um tapa de costas de mão na cara. Baixo, guitarras, bateria e vocais com peso e gana de sobra.

Fechando este ótimo novo trabalho, a banda escolheu a faixa "O Peso da Responsabilidade", que denuncia a veia punk da banda, com riffs forjados no estilo. A Surra segue incansável, em alta velocidade em um som intenso. A música passa por uma transição para uma levada compassada, que denuncia outra influência da banda, o hardcore, onde há uma bela linha do baixo acompanhado somente pela bateria.

Em menos de oito minutos, o EP chega ao fim. A duração do trabalho somada à qualidade da banda faz com que você acabe colocando no "repeat" por várias vezes emendando registros anteriores do trio paulista, pois a honestidade e a proposta dos caras mantém-se fieis, onde fãs decepcionados não tem vez.

"Ainda Somos Culpados" foi lançado em vinil 7" pela Peculio Discos em 400 cópias numeradas a mão e está disponível nos serviços de streaming digital. Abaixo os links do EP disponível para audição online:



Nenhum comentário: