quinta-feira, fevereiro 01, 2018

::Resenha:: Metalliance (EP)

Metalliance - Heavy/Thrash Metal do Paraná.

Lançado em Setembro de 2017, o EP Metalliance, batizado com o nome da banda, é o primeiro registro do quarteto que iniciou suas atividades no final de 2016 com integrantes de Curitiba e região. Se, de fato, a primeira impressão é a que fica, o Metalliance já deu um ótimo pontapé inicial para escrever seu nome na cena do metal nacional. O EP contém seis faixas e quase vinte e nove minutos de um Heavy Metal em sua essência, muito trabalhado e executado com paixão. 

As guitarras de Willians Lino (também vocalista) e Paulo Henrique convidam o headbanger a parar o que está fazendo para ouvir os primeiros acordes em dueto, seguidos por uma cozinha pesada (com Alexandre Filipi no baixo e Nikson Vinicius na bateria) na faixa "All That Remains Now", que abre o trabalho. O vocal dá as caras com um timbre agressivo, dando um toque mais thrash metal ao som. Os arranjos seguem uma levada muito boa. A linha da bateria é simples, porém empolgante e o refrão é muito bom. Com quase cinco minutos, a música alterna entre momentos mais rápidos e um pouco mais cadenciados e possui solos bem executados que casam bem com as bases.

Com um bom título, "Upside Down Inside Out" inicia-se com riffs bem heavy metal. Uma pegada cavalgada que se interpõe com a linha vocal, criando um resultado muito bom. Bateria incansável trabalhando com uma boa variedade de recursos. O vocalista alcança timbres mais rasgados, agudos, buscando maior agressividade em momentos de ápice da música que funcionam muito bem. 

Em "Brood of Vipers", a velocidade dá a falsa impressão de que ficará de lado por um tempo, mas o acelerador é acionado em um começo muito empolgante. Essa faixa é talvez uma das melhores do EP, com a banda apostando em ótimas pegadas e o baixo distribuindo peso sem economia. Parece a típica música em que banda ressuscita qualquer público desanimado e transforma a apresentação. Os solos despejados aqui nos remetem ao heavy metal dos anos 80. Certamente uma ótima criação e execução de todos os integrantes. 

"Ready to Hell" é a faixa mais longa do EP, com mais de cinco minutos e meio. De cara, nota-se o destaque do baixo. Pesado e em bom tom, essa é a maior aparição do instrumento em todo o trabalho. Um refrão marcante e ótimos riffs são outras duas importantes características desta composição. 

Em essência, o som da Metalliance é Heavy Metal, mas namora muito com o Thrash Metal e isso fica muito evidente em "Kill You Twice". Um som na linha speed thrash que fornece à banda variedade em seu repertório, sem fugir da sua identidade. Nota-se também a influência de bandas oitentistas da Bay Area nessa que é a penúltima música do EP. Riffs rápidos e pesados deslizam em uma via pavimentada com precisão pela percussão.

Fechando esse ótimo primeiro trabalho, a banda apresenta "Soldiers of Death". Velocidade e ótimas pegadas mantém-se presentes e notáveis. Aliás, uma das melhores levadas do EP está no refrão desta música, que também possui uma veia old school e riffs rápidos que logo nos remetem à uma bela roda de pogo. Definitivamente uma excelente música.

A primeira cria da banda paranaense certamente já está agradando à fãs de Heavy/Thrash Metal, que buscam composições rápidas, bem executadas, com influências antigas e criativas. Se em pouco menos de um ano de existência, o quarteto já presenteou a cena com esse belo EP, a expectativa por um álbum completo será grande.

Clique abaixo para ouvir o EP na íntegra:


Confira Lyric-Videos e vídeos de shows no canal da banda:

Um comentário:

Anônimo disse...

Metalliance. A cena independente precisa de bandas como a de vocês!! Obrigado pelo excelente trabalho.