terça-feira, julho 04, 2017

::Resenha:: Falange - EP

Falange (Thrash Metal - Santo André-SP)
Falange é uma banda formada por quatro integrantes na cidade de Santo André no ano de 2012. O quarteto executa predominantemente Thrash Metal, porém com a adição de elementos de outros gêneros. Como a própria banda se descreve em sua página na rede social Facebook, o Falange é uma "reunião de amigos da velha escola de Thrash Metal do ABC paulista". Gravado em fevereiro de 2016 no Bay Area Estúdios, localizado em São Paulo-SP, o EP, que conta com 6 faixas foi mixado e masterizado por Diego Rocha. 

Abordando temas políticos e sociais, a banda compõe em inglês e também em português. A primeira faixa do EP leva o nome de "Destruction of Sky" e já chega expondo sua veia thrash metal old school ao ouvinte. As primeiras impressões é de que trata-se de uma banda com muita energia, típico de bandas de garotos ainda se embrenhando pelos primeiros caminhos do Thrash Metal. No entanto, a comparação com garotos limita-se à energia da banda, pois nas composições, o que não falta é experiência. Blast-beats na bateria demonstrando a influência do Death Metal. Vocais e riffs forjados no fogo da Bay Area e não estamos falando do estúdio onde o EP foi gravado. O Thrash Metal oitentista flui com naturalidade no som da banda.


EP Falange gravado em 2016

"Madness" tem uma linha vocal agressiva e velocidade na medida certa. Com riffs e cozinha muito bem trabalhados e uma pitada de hardcore. Típica música que deve abrir rodas de mosh em seus shows. 

"Fight" segue na linha da velocidade e agressividade, com destaque par a pegada rápida e precisa da bateria. Na faixa, a banda demonstra um refrão marcante com uma levada compassada. O baixo faz um breve solo convocando a banda para a levada mais hardcore do EP e uma das mais empolgantes também. Trabalho muito bem feito também das guitarras solo e base. 

"Humano Debilmental" com letra em português tem um quê de Thrash Metal brasileiro, chegando a lembrar o Sepultura em seus melhores álbuns. Uma música um pouco mais cadenciada e novamente a veia hardcore se faz presente. Sem se preocupar com o descanso alheio, a Falange volta a acionar o acelerador lá pelos dois minutos e meio com riffs pesados e certeiros. 

O speed thrash metal dá as caras de vez em "Fuck Your Play" com riffs e cozinha em grande entrosamento. O vocal incansável segue rasgando as notas e interpretando as críticas político-sociais com raiva enquanto faz suas cordas vocais vibrarem. 

Fechando esse ótimo trabalho nacional, a música "Fogueira", mais uma com letra em português é introduzida com uma cozinha muito pesada e segue com uma levada compassada por um certo tempo, até ser atingida por riffs rápidos do mais verdadeiro thrash metal. Essa é a faixa mais curta do EP e também uma das mais diretas.

Para ouvir este ótimo trabalho, basta acessar o bandcamp da banda no link abaixo:

https://falangethrash.bandcamp.com/releases

Nenhum comentário: