segunda-feira, março 25, 2019

::Resenha:: Initiate Decay - Awaken the Extinction

Initiate Decay - Awaken the Extinction (2018)

O Initiate Decay é uma banda de Death Metal da cidade de Esteio-RS, pertinho da capital Porto Alegre. Fundada na segunda metade de 2016 e composta por músicos com experiência na cena extrema. In Torment, Mental Horror e Revogar são alguns dos nomes pelos quais os integrantes passaram. O EP intitulado "Awaken the Extinction", gravado, mixado e masterizado no Hurricane Studio em 2017 por Sebastian Carsin. A produção ficou por conta da banda e novamente de Sebastian Carsin. O trabalho lançado de maneira independente é composto de três faixas autorais e tem duração de cerca de doze minutos.

O som do Initiate Decay é essencialmente um Death Metal brutal, direto e sem enrolações. Rápido, técnico e com uma proposta muito clara. Você pode notar diversos grandes nomes do metal extremo mundial como influência da banda, mas com uma identidade notável e uma pitada de metal pesado brasileiro também. 

"Spreading Latent Hatred" é uma patada insandecida logo de cara. Com blast beats e ótimas passagens da bateria, com quebras de tempo e viradas inesperadas, controlando o compasso e junto ao baixo, enfiando peso na composição com precisão. O casamento das vozes, um gutural muito grave, com um rasgado agudo e potente criam uma atmosfera da desgraça sonora. O timbre das guitarras é pesado na medida exata e as melodias são brutais e harmoniosas. Quando a composição cai para uma levada bastante cadenciada, o contraste engrandece a obra.

"Proliferation of Manipulated Perception" tem um andamento que empolga e envolve o headbanger. Uma linha vocal bem construída e riffs que merecem destaque, além de bases que remetem à diferentes influências, pegadas mais voltadas ao Thrash Metal e um excelente trabalho dos instrumentos de uma maneira geral, com muito entrosamento e um grande repertório dos músicos. Mais uma vez, a banda une peso à melodias bem desenvolvidas. E a união funciona muito bem. O vocal rasgado não é muito explorado, mas quando surge, encaixa muito bem na sonoridade. 

A faixa que fecha o EP é a que dá o nome ao mesmo. "Awaken the Extinction" é uma composição onde a experiência dos músicos fica em evidência. Passaria facilmente por uma obra de um grande nome do Death Metal mundial. Com bom uso das vozes, aliás, talvez a melhor presença dos vocais no EP, um pedal duplo incansável e uma levada quebrada e cadenciada que contrasta com blast beats controlados. As guitarras soando riffs infernais em duetos criam um clima denso e sombrio. Uma  das composições mais completas do trabalho. 

Em resumo, um EP com tal qualidade é um grandioso começo para qualquer banda. De se lamentar apenas a duração, pois sobra o desejo de continuar ouvindo mais dessa pedrada, mas fica a certeza de que quando um full-length destes gaúchos ver a luz do dia, não restará pedra sobre pedra. 

O EP está disponível para audição online no link abaixo:

Nenhum comentário: