terça-feira, novembro 20, 2018

::Resenha:: Deep Memories - Rebuilding The Future

Deep Memories - Rebuilding the Future

Douglas Martins, natural de Americana-SP está de volta à cena do metal underground. O músico, que foi frontmant da banda Desdominus, dominando guitarra e voz em duas demos e no clássico álbum "Without Domain", não teve nenhuma obra registrada por cerca de 15 anos. No entanto, todo esse tempo, certamente serviu de muito aprendizado, pois em 2018, ele retorna com o projeto Deep Memories, lançando no mesmo ano o EP "Into Deep..." e o álbum "Rebuilding The Future". 

O full-length é uma prova cabal da polivalência de Douglas. Além de ser o dono dos vocais, tocar todos os instrumentos e compor músicas e letras; gravação, produção e capa também foram suas responsabilidades neste álbum. O trabalho foi gravado e produzido entre 2016 e 2018 no AJM Studio em Americana-SP e lançado pelos selos Heavy Metal Rock e Misanthropic Records no Brasil e pela Invasion of Solitude Records no Japão.

As letras abordam solidão, morte, depressão, decepções e demais momentos enraizados em nossas memórias e a sonoridade casa perfeitamente com essa temática. O som é composto essencialmente de elementos de Black, Death e Doom Metal, além de diversas outras influências, como o Metal Sinfônico e Progressivo. "Rebuilding The Future" é um trabalho complexo, rico e profundo e, seguramente, encontrar algo com tamanha qualidade não é uma tarefa simples. São oito faixas, sendo uma instrumental, onde Douglas consegue transmitir uma introspecção nas letras e até mesmo na sonoridade das obras.

O clima envolvente nas composições é criado com guitarras que remetem ao black e doom metal, em riffs cadenciados e notas fortes nos teclados que junto ao vocal agudo rasgado, e ainda em plena forma, fortalecem a atmosfera das obras. A produção impecável dá às músicas o tratamento que elas merecem. Toda a obra é de um grande envolvimento do músico. No entanto, algumas partes acabam se destacando, como os trabalhos vocais. A união entre os vocais rasgado, gutural e limpo dão um grande resultado na proposta da banda e soam de maneira natural e agradável à musicalidade.


As cinco primeiras músicas, como em uma ópera, são divididas em partes e realmente funcionam como uma grande obra, com letras e músicas se conectando, contando uma história contínua e complexa. A belíssima "When The Time For My Last Breath Comes" abre o álbum como uma das mais longas e profundas do álbum. As cinco partes contam com belos solos de guitarra, bateria cadenciada em pedais duplos precisos, e harmoniosas notas de teclado em dueto à bases pesadas de guitarra, além de coros e levadas mais agressivas, destilando versatilidade. As faixas "Between Two Dimensions" e "Looking At The Black Mirror" seguem um tom mais melancólico, mesclando cadencia e agressividade, especialmente nos contrastes dos vocais limpos melódicos com os urros rasgados e graves.

São inúmeros grandes momentos em todo o CD e é difícil pontuar um ou outro como melhores momentos, mas alguns trechos "saltam aos ouvidos", como as belas notas de teclado em "Suffocating Grayish Darkness", o solo de baixo em "There Is No End", os belos e muito bem construídos riffs de guitarra em "The Bitter Taste of Illusion" e a riqueza e diversidade da faixa mais longa "Explicit Way to Relieve Pain", com quase oito minutos de duração.

A Deep Memories encerra este grandioso trabalho com a instrumental "Erased Directed Mindsets", que com os teclados atmosféricos dão a impressão que te transportarão para um estado de transe mental.

Um pequeno adendo ao trabalho é uma falha no encarte, onde a letra de "There is No End" foi impressa duas vezes, uma delas no lugar onde deveria estar a letra de "Suffocating Grayish Darkness". Uma pena, mas nada que comprometa o excelente resultado final. A letra ausente nesta versão do encarte, no entanto, pode ser acompanhada no Lyric Video divulgado este mês no canal da banda no Youtube.

O álbum está disponível nas versões física e digital:

Para comprar o CD:

Deep Memories Loja Oficial

Para ouvir online:

Deezer
iTunes
Spotify
Youtube

Nenhum comentário: