sexta-feira, agosto 17, 2018

::Resenha:: Justabeli - Blast The Defector



Lançado em junho de 2017, o EP "Blast The Defector" é o primeiro registro do Justabeli com a formação atual. Sucessor do bem recebido álbum "Cause The War Never Ends...", esse trabalho contém seis faixas, sendo três inéditas e três ao vivo. As três faixas ao vivo foram originalmente gravadas no último álbum, de 2015. O EP possibilitou à banda uma turnê de 27 shows em 30 dias no Brasil ao lado do NervoChaos. 

"Blast The Defector" é mais um trabalho que cumpre muito bem a proposta da banda, oferecendo a temática belicista expressa em uma trilha sonora do mais cru black/death metal. 

"The Worst of Fire Storms" tem o início com blast beats e riffs nefastos como uma metralhadora antiaérea em pleno desempenho. O som sofre uma cadenciada e uma boa melodia é apresentada. O vocal de War Pheris mantem-se em um bom equilíbrio entre grave e agudo, rasgando a garganta com berros infernais. Esta faixa apresenta interessantes experimentos com vocais mais limpos que dão um contraponto muito bom à música. Levadas clássicas do estilo e um timbre muito bom da guitarra complementam a composição. A quebra de tempo com destaque do baixo e os riffs que se seguem tornam a obra ainda melhor. Realmente uma boa escolha para abrir o EP.

Em "Parabellum", a velocidade é um dos principais componentes. A música tem aquela veia de black metal old school. Palhetadas desferidas a altíssimas velocidades contrabalanceadas com ótimas e empolgantes pegadas. O vocal rasgado tem um timbre atmosférico, dando um clima mais dark à música. Os vocais limpos surgem rapidamente por aqui. Curiosidade: Parabellum é uma expressão em latim que significa "prepare-se para a guerra". 

A última música inédita do EP recebeu o título de "Ad Bellum Et Gloria" e é a música mais compassada das "novas" composições e, uma das mais interessantes. O trabalho guitarra/vocais limpos deu um resultado muito bom. Esse trabalho dos vocais aparece com mais destaque nesta faixa do que nas anteriores e a banda aposta em arranjos rápidos e com uma boa diversidade de influências. O death/black metal é o carro chefe, mas a presença de elementos do heavy metal também é notável. Essa faixa ganhou um videoclipe no início deste ano. Confira no link abaixo:


"A Face da Morte" foi gravada ao vivo em Home Studio. A única faixa cantada em português do álbum "Cause The War Never Ends..." e que se destaca pelos gritos agudos, no melhor estilo thrash metal oitentista. É também uma das melhores músicas do álbum de 2015, com uma levada cadenciada envolvente. 

"We Are The Elite" e "War Crime", retiradas do mesmo álbum, aparecem aqui em um registro ao vivo em Cerquilho-SP e são dois pontos altos tanto do segundo álbum da banda quanto do show do trio paulista. Mais uma vez mostrando que a banda não é apenas velocidade e brutalidade, mas sabe destilar ótimos riffs com pegadas que prendem a atenção do público. O Justabeli é uma banda que está na ativa desde o ano de 2001, já lançou uma demo, três EPs e dois álbuns e em breve deve aparecer com mais um full-length. A formação atual encontrou um entrosamento natural e a evolução é nítida. Esta resenha sai tarde, mais de um ano após o lançamento deste EP. Portanto, aos fãs e à este que vos escreve, resta aguardar pelo próximo artefato bélico do trio de Diadema! 

Ouça os trabalhos do Justabeli abaixo:


Nenhum comentário: