sexta-feira, agosto 24, 2018

::Resenha:: Golpe Devastador - Instinto Assassino



No ano de 2014, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, surge a banda Golpe Devastador. Com o intuito de destilar um Thrash Metal rápido, agressivo e cantando em português letras sobre problemas sociais, críticas à religiões e o próprio gênero adotado pela banda. No fim do ano de 2016, o então quarteto lança seu primeiro registro, o full-length Instinto Assassino distribuído pelo selo Rotten Zombie Metal Distro. Sob a influência das mais clássicas bandas de thrash metal do mundo, a banda meteu as caras e criou sua identidade. Com uma introdução mais sete músicas, o primeiro álbum dos paulistas tem mais de trinta minutos do mais honesto thrash metal. Sem modismos, nem cópias baratas, o Golpe Devastador bebe da fonte do metal oitentista e sabe digerir e produzir o gênero muito bem. 

A introdução é uma música instrumental de um minuto e quarenta que já dá uma bela amostra do que vem pela frente. Riffs rápidos e levadas galopantes, com presença marcante de baixo e bateria, que da mesma maneira que serve para abrir o álbum, deve servir para apresentar a banda e preparar o público para o mosh que certamente se segue. 

"Retorno ao Reino das Sombras" não deixa por menos e o feeling é contagiante. Uma música que te abduz para o meio da celebração do underground com a bateria controlando o ritmo da pancadaria. O thrash oitentista dá as caras sem medo, com riffs influenciados pelo metal alemão, criando a alma da composição.  O vocal de Rafahell tem um timbre interessante, um meio termo entre rasgado e grave que, como o restante da banda, remete à bandas do início do metal extremo. De certa forma, sua voz surpreende, pois um vocal mais agudo também encaixaria muito bem ao som da banda. No entanto, a surpresa é muito positiva e confere um bom diferencial ao Golpe Devastador.

A faixa-título é mais pesada e compassada, com pegadas clássicas e um vocal agressivo, criando um contraponto bem legal. Com riffs pegajosos, solo que casa muito bem com a música e uma pegada certeira, essa obra é bastante empolgante. "Revolução" e "Casto em Pedofilia" seguem em alta velocidade com arranjos e percussões incansáveis, ganhando peso com boas passagens do baixo. A variação rítmica também está muito presente e soma muito às composições. 

"Pilha de Corpos" vem em seguida com um dos riffs mais velozes de todo o álbum. As clássicas paradinhas no prato convidam os bangers para o início do pogo e um vocal muito agudo surge surpreendo geral, pois a essa altura nossos ouvidos já estão acostumados ao vocal agressivo e grave de Rafahell. O vocal agudo junto ao peso da banda, me lembrou um pouco o álbum "Show No Mercy" do Slayer. Essa faixa possui passagens bem interessantes de guitarras e baixo em dueto e o trabalho dos vocais é novamente muito bom. Se essa música teve um riff em alta velocidade, a banda avança ainda mais em um speed thrash metal em "O Lixo Te Satisfaz". A muito boa quebra de tempo não deixa que o som torne-se apenas uma música rápida e enjoativa e ainda apresenta uma bela passagem de baixo em um curto solo com uma sonoridade muito boa.

A faixa que fecha o álbum e leva o nome da banda no título é a composição mais longa do trabalho, com pouco mais de cinco minutos e tem a tradicional levada compassada do thrash metal, mas também possui uma veia de guitarra heavy metal old school. Dá pra notar até mesmo uma leve influência do punk nessa composição. A linha vocal feita em cima dos riffs é muito boa e soa como um clássico do metal pesado brasileiro. 

Para os fãs saudosistas de bandas antigas, o Golpe Devastador cai como uma luva, pois Instinto Assassino parece uma obra perdida dos anos 80. Um registro do puro metal underground nacional em plena batalha.

O álbum pode ser ouvido nos links abaixo e adquirido diretamente com a banda:

Nenhum comentário: