sexta-feira, maio 17, 2019

::Resenha:: Arkana Fen - Reborn From The Ashes

Arkana Fen - Reborn From The Ashes (2019)

Arkana Fen é uma banda de Metal Sinfônico formada por um trio onde cada integrante reside em um canto do mundo. O baterista e tecladista Icaro Ravelo do Brasil, a vocalista Ellie Kamphuis da Nova Zelândia e o guitarrista e pianista Eric Aguilar do México. Os três uniram-se pelo gosto musical e amor pelo metal sinfônico através da internet e decidiram fundar o Arkana Fen, uma banda sem nacionalidade definida. No fim do mês de março de 2019, nasce a primeira cria deste projeto, o EP "Reborn From The Ashes", lançado nas plataformas digitais de maneira independente. O EP conta com três faixas e é o primeiro de uma trilogia de EPs que a banda pretende lançar ainda neste ano. Sua música aborda temas como encarar demônios pessoais e superação de desafios. 

"Fallen From Grace" inicia com uma bela introdução em um estilo épico/medieval e o que se segue é um Heavy Metal veloz, com palhetadas bem marcadas na guitarra, acompanhadas por pedais duplos e uma percussão precisa e coesa, tudo isso emoldurando o belo quadro que é a voz de Ellie. Refrão marcante, com uma grande produção, coros de backing vocal e notas harmoniosas dos teclados, que criam um clima que casa perfeitamente com a proposta da banda. Muito interessante também o solo do teclado que dá uma roupagem progressiva para a musicalidade da banda.

"Scarborough Fair" segue uma linha medieval/acústica e pode te transportar para a Terra Média dos Senhor dos Anéis, pois diversos momentos remetem ao Condado dos Hobbits e também à Valfenda, dos Elfos. Não por acaso, "Scarborough Fair" refere-se à Feira de Scarborough (cidade inglesa no condado de North Yorkshire). Essa feira era um dos maiores pontos de comércio da Inglaterra, na Idade Média. Voltando à parte musical, a introdução desta faixa nos faz lembrar de bons e clássicos álbuns de Nightwish e Epica. Inevitável destacar o belíssimo timbre das cordas vocais da neozelandesa. E por falar em timbre, em alguns momentos, o da guitarra ganha um peso que valoriza consideravelmente a musicalidade da banda, mostrando bom repertório de composição. Toda a atmosfera criada por instrumentos e vozes são de muito bom gosto e funcionam em perfeita harmonia.

A faixa-título "Reborn From The Ashes" fecha o EP. É a composição mais longa do trabalho, com mais de seis minutos de duração e faz bom uso de teclado e piano. Guitarra e bateria entoam levadas com muito peso e pegada. A percussão é bastante trabalhada nesta faixa, com rápidas e técnicas viradas, além de pedal duplo ditando o ritmo veloz da composição. O refrão também é marcado pelos bumbos, mas com um andamento mais cadenciado e marcante. O teclado é realmente de grande importância, fazendo duetos com os solos da guitarra. Os bons trabalhos vocais seguem se destacando e nesta faixa, há a participação de um vocal gutural masculino que casa muito bem com a sonoridade e um poema narrado com voz limpa da vocalista. O poema no interlúdio é de autoria da poeta brasileira Alana Nery. Essa faixa ganhou um Lyric Video no início de abril.

Arkana Fen é um projeto interessantíssimo e de alto nível profissional. O trio bebe de diversas fontes e sabe unir as diversas influências com naturalidade. Suas composições possuem heavy metal, heavy melódico, progressivo, metal sinfônico e uma pitada de melancolia. Tudo isso caminha em perfeita harmonia nas criações dos músicos. Resta agora aguardar pelos próximos dois EPs da trilogia!

Ouça o EP:

Amazon Music
Apple Store
Spotify

Nenhum comentário: