terça-feira, outubro 17, 2017

::Resenha:: Mofo - Empire of the Self-Regard

Mofo - Empire of the Self - Regard

Sabe quando você coloca um CD para tocar em algum rádio e por algum problema do equipamento, aquele segundo inicial da música é cortado? Bom, meu amigo, se isso acontecer por aqui, você já perdeu o soco na cara inicial deste trabalho, pois é assim que o EP "Empire of the Self-Regard" da banda Mofo (Thrash Metal de Brasília-DF) se apresenta. E acredite, esse soco na cara você vai querer sentir. Com uma porrada desde o segundo inicial, os caras mostram que não estão nessa pra brincadeira. E que porrada. Velocidade e técnica fluindo através de uma veia grossa de thrash metal. Vocal berrado com raiva e uma bateria rápida e pegada que lembram os bons tempos do thrash metal bay area e a fase com Paul Baloff no Exodus. Assim "Mountain of Origin" abre o EP entregando um senhor cartão de visitas ao ouvinte. Solos e bases muito bem construídos, acompanhados de uma cozinha que dita o peso da música. 

Sem tempo a perder, a faixa "Tartarus" chega entregando o peso na mesma medida, mas oferecendo mais pegada logo no início. É fácil destacar o trabalho das guitarras por aqui, com solos estridentes (no bom sentido) e marcantes, acompanhados de bases rápidas que devem agradar aos fãs de Slayer. O baixo encorpando toda a composição. A faixa é curta, porém direta e com muito a oferecer ao fã de thrash metal. 

A faixa "Eternal Stealing of Souls" inicia-se com um trecho do famoso discurso de Ronald Reagan em que o ex-presidente americano desafia o então secretário geral da União Soviética e último líder do Estado socialista, Mikhail Gorbachev a derrubar o muro de Berlim. E as palhetadas são disparadas rápidas e certeiras em riffs letais. O trabalho das guitarras é realmente muito bom e fica nítido ao ouvinte que o gênero musical está na veia dos músicos. A música soa verdadeira e natural. Outra parte que merece destaque são os trabalhos vocais, com backing vocals reforçando a mensagem passada nas letras. 

"Black Squad" com uma introdução levada na caixa da bateria passa a impressão de que a banda pisará no freio por um momento, mas nesse caso a primeira impressão não é a que fica e essa é talvez a música mais "na veia" e rápida do EP. com arranjos muito bem desenvolvidos. A linha vocal e o timbre do vocalista são muito bons em todo o trabalho e aqui isso fica bem evidenciado. Uma agressividade na medida certa e que se encaixa muito bem na roupagem da banda. Não adianta ter um instrumental pesado, técnico e rápido se o vocal não corresponde. Aqui o casamento entre voz e instrumentos é muito harmonioso.

Fechando o primeiro EP da banda, "We Are Metal" cumpre o que o título da música promete. É uma faixa de metal, pura e simplesmente falando. Um trabalho que mais uma vez deve agradar fãs do thrash metal e do metal em geral, especialmente aos apreciadores do old school - fase dos anos 80. Excelentes levadas na bateria, além de seus pedais duplos incansáveis e uma harmonia muito boa entre guitarras e baixo. O baixo, aliás, tem um breve solo, ganhando destaque para seu belo timbre.  

O EP chega ao fim antes que você perceba, pois trata-se de um ótimo trabalho, do tipo que se você deixar no "repeat", irá levar um tempo até enjoar e resolver mudar de banda. "Empire of the Self-Regard" é o primeiro trabalho lançado dos brasilienses do Mofo. E que pontapé inicial foi esse. Todo brasileiro fã de metal e especialmente fã de thrash metal tem o dever de ouvir esta obra. 

Confira abaixo alguns links onde o EP está disponível:

Nenhum comentário: