quarta-feira, junho 22, 2016

::Resenha:: Zargof - Helios



Zargof é uma banda fundada no ano de 2003 em Belo Horizonte-MG. O estilo adotado pela banda é difícil de ser rotulado. A própria banda se define como black metal atmosférico/metal progressivo/black metal sinfônico. Como já dá pra perceber, são muitos os elementos para definir um único estilo. Composta por cinco integrantes (guitarras, baixo, bateria, vocal e teclado), suas letras abordam o Cosmos, filosofia, transcendência e pensamentos pessoais dos membros.

"Helios" é o primeiro álbum completo da banda que já lançou dois EPs e dois singles anteriormente e como não poderia deixar de ser, o "debut album" é um passo muito importante para os mineiros. A data escolhida não foi por acaso. Os "adoradores do deus-Sol" escolheram o dia 21 de junho, primeiro solstício de 2016 para marcar o lançamento. 

O novo trabalho conta com dez faixas, sendo uma introdução e duas músicas instrumentais. A faixa "The Chromosphere" tem duração de mais de nove minutos e já se inicia com um bom riff calcado no black metal. Um vocal que nos remete à grandes obras do black metal mais tradicional contrabalanceando com vocais limpos que fazem belos coros. A música alterna momentos rápidos e cadenciados em uma boa dose. Compor músicas longas pode ser um processo perigoso, pois a probabilidade de criar algo enjoativo é grande, mas não foi o que aconteceu aqui. "The Chromosphere" tem diversas fases e chega ao seu fim sem você perceber que já se passaram nove minutos e dez segundos. Destacamos a bela junção de guitarras e teclado que criam uma das melhores passagens desta canção.

"Wanderer Above Seas of Fog" mais uma vez destaca o bom trabalho das guitarras em conjunto, além de evidenciar a técnica da bateria que conduz a música em seus momentos velozes e com ótimas levadas. Vocais limpos em coros entram em ação mais uma vez, trazendo novamente um bom equilíbrio entre agressividade e partes melódicas.

"Burning Ashes" é o single lançado no início de 2015. O teclado marcante dá início a um som cadenciado que tem seu compasso acelerado com uma cozinha e guitarras preenchendo totalmente o ambiente.

"Hidden Dimensions" traz refrões marcantes, um solo quase heavy metal e um teclado que te faz viajar para dentro de um caleidoscópio.

"Solve et Coagula" despeja ótimos duetos de guitarras e uma linda passagem no teclado que nos remete brevemente à alguns álbuns do Dimmu Borgir. Além de um coro quase assustador.

Como foi dito no início desta resenha, o Zargof é uma banda com diversos elementos. No novo álbum você encontrará velocidade, acordes cadenciados, agressividade, melodia, vocais rasgados, vocais limpos, teclados atmosféricos e guitarras e percussões de black metal. Apesar da sonoridade ser bem próxima do black metal, as letras fogem dos temas religiosos ou anti-religiosos, o que não deixa de ser um diferencial para quem busca uma alternativa em temas musicais.

O álbum está disponível para audição no bandcamp da banda. Clique no link abaixo e confira a obra na íntegra:

http://zargof.bandcamp.com/album/helios

Nenhum comentário: